-
Arquitetos: Siqueira + Azul Arquitetura
- Área: 425 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:André Nazareth
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Alice Cerâmica, Altena, ArqLed, Arquivo Contemporâneo, Deca, Hoy, Kappah, La Fonte, Legrand / Bticino, Lumini, MQA, Marmoraria Santa Cruz da Serra, MecaLux, Metalbagno, Punto
Descrição enviada pela equipe de projeto. A concepção do anexo como extensão para abrigar um grande acervo de livros. A ideia de concentrar era importante para a pesquisa e arquivo. O desenho da arquitetura surge sobre eixos de trajetos determinados pela sua utilização, em um expressivo plano horizontal flutuante.
O uso de uma malha em estrutura metálica com peças mais esbeltas e leves permite uma linguagem de traços lineares. A mobilidade de todos os panos de esquadria permite a integração da arquitetura com o seu entorno, abrindo espaço para ventilação cruzada e iluminação natural.
A beleza é encontrada na fluidez entre o interior e o exterior. A natureza e o entorno não servem estritamente como plano de fundo, mas compõem o projeto arquitetônico. A orientação do projeto para a vista mais ampla, permite uma apreciação da paisagem icônica do Rio de Janeiro.
A presença de madeira nas estantes busca a marcação e valorização dos planos horizontais e reforçam a apresentação da biblioteca como elemento de destaque. O uso geral de composições feitas com materiais naturais e orgânicos, com o objetivo de inspirar um ambiente acolhedor. A ideia expressada no Anexo Casa dos Livros é de harmonia com a natureza, a cultura e a energia. A arquitetura deve sempre buscar e, portanto, prosperar nesta relação.